quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Projeto Interdisciplinaridade e Mediação Didática


1.   OBJETIVOS

·          Verificar de que forma os alunos estão inseridos em atividades interdisciplinares
·           Analisar se realmente existe interdisciplinaridade nas escolas
·           Constatar como o professor realiza a mediação entre tecnologia e alunos

2.   JUSTIFICATIVA

O mundo em que vivemos, nessa modernidade, tem contribuído para que as relações sociais se tornem fragmentadas e superficiais. Esse comportamento social tem afetado as relações escolares, uma vez que as pessoas envolvidas nesse processo estejam inseridas dentro de um contexto de consumo e de um acumulo de informações que é feito de maneira indiscriminada e aleatória, gerando assim o desinteresse dos mesmos para com as instituições educacionais.
Frente a esse desinteresse da comunidade escolar, surge a necessidade de se criar projetos e propostas a fim de se resgatar o prestigio do processo de ensino aprendizagem; dessa forma, aparece a Interdisciplinaridade, um conceito que a equipe acredita ser fundamental para que gestores, docentes e discentes voltem a ter desejo e amor por aquilo que eles fazem.
 O grupo se identificou com o tema, pois acreditamos que a interdisciplinaridade deve ser uma prática comum e usada nas escolas, devido a sua importância em fazer com que os alunos se envolvam com o conteúdo que lhes é passado e aproxime essas informações de sua realidade.

3.   QUESTÃO NORTEADORA

Existe uma prática interdisciplinar efetiva, dentro das escolas, que contribuem para aproximar o aprendizado com a realidade dos alunos?


4.   FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

4.1 – CONCEITUANDO A INTERDISCIPLINARIDADE

 A sociedade tem se mostrado fragmentada, como se alguns fenômenos sociais estivessem separado de nós, essa tendência tem se refletido na escola, fazendo com que o ensino também passe a ser dividido e desconectado com os outros campos de aprendizagem.
Essa fragmentação do ensino traz para o campo educacional a necessidade de se implantar a interdisciplinaridade nas escolas. Essa prática é entendida como uma interação entre as disciplinas escolares, nela é marcante o diálogo com outras formas de conhecimento. Portanto, essa prática deve ser uma ação unificadora do saber, capacitando o discente para que possa ter uma visão global do mundo, no qual ele está inserido.
O indivíduo que segue uma única linha de pensamento constrói um conhecimento superficial e desenvolve uma percepção deturpada da realidade, isso acaba mudando o receptor que deveria ser agente das transformações em mero objeto. É preciso entender que a interdisciplinaridade é o fator de mudança social.
“Interdisciplinaridade vem a ser o resultado da articulação entre duas ou mais disciplinas com objetivos pedagógicos comuns, já que as disciplinas não podem ser consideradas como ilhas isoladas num arquipélago perdido. É, nessas perspectivas, a unidade do saber que se realiza na especificidade de cada uma das disciplinas.” (D’Ávila, 2002, p. 146)
Ao falar do conceito de interdisciplinaridade as pessoas cometem um grande equivoco, o que a torna complexa. O equivoco se faz na medida em que esse conceito perpassa por um acumulo de outras definições, como multidisciplinaridade, pluridisciplinaridade e transdisciplinaridade, que são usadas de forma isolada. Além dessas definições, há quem confunda a noção de interdisciplinaridade com conceitos de integração, inter-relação e interação, empobrecendo seu campo de atuação.
A priori, o objetivo da interdisciplinaridade será de permitir aos alunos um melhor desempenho em suas atividades, não só acumulando conteúdos, mas aprendendo de fato, além de inseri-los na realidade de mundo em que nos encontramos onde inúmeras informações nos cercam a todo o momento. Com base nesse objetivo, Assumpção defendia que a interdisciplinaridade é importante pra se resgatar uma produção de conhecimento baseada nas vivências dos alunos.
“No projeto interdisciplinar não se ensina, nem se aprende: vive-se, exerce-se. A responsabilidade individual é a marca do projeto interdisciplinar, mas essa responsabilidade está imbuída do envolvimento – envolvimento esse que diz respeito ao projeto em si, às pessoas e às instituições a ele pertencentes.” (Fazenda, 1993, p. 17).
A interdisciplinaridade deve ser uma prática intencional, consciente, clara e objetiva por parte dos que a praticam, sendo pautada através do diálogo entre os docentes e uma participação dos alunos.

4.2 – INTERDISCIPLINARIDADE E MEDIAÇÃO DIDÁTICA

 A interdisciplinaridade como prática do currículo escolar se expressa em vários níveis de cooperação entre as disciplinas, a primeira mais simples é quando se descreve ou explica um fenômeno na perspectiva de várias delas em certo tempo (ano letivo ou série), isso ocorre quando há um tema ou objeto comum entre as mesmas, o segundo nível mais complexo não precisa da explicação de um fenômeno no âmbito de cada matéria separadamente, vai além, não só estudar as várias formas de conhecimento, mas reconstruí-lo com a participação de cada disciplina.
 A interdisciplinaridade escolar exige um movimento crescente em três níveis: curricular, didático e pedagógico.
Portanto, o trabalho interdisciplinar implica em atividades de aprendizagem que favoreçam a vivência de situações reais ou simulem problemas e contextos da vida real, que para serem enfrentados necessitarão de determinados conhecimentos e competências. A didática está presente em diversas disciplinas, logo ela tem que ser a mediadora nesse processo de interdisciplinaridade, muitas escolas tem procurado organizar o seu currículo levando em conta estas questões. Porém, só esta organização não é suficiente para que um currículo interdisciplinar se materialize. Há um segundo plano, o didático.
A mediação didática tem como objeto, articular o que prescreve o currículo e inseri-las na aprendizagem, dando espaço para reflexão do fazer pedagógico, planejando e revendo métodos de ação e intervenção. O nível pedagógico é o espaço onde é colocada em prática, por meio dos projetos, a interdisciplinaridade didática, sendo que o processo pedagógico deve se fundamentar no diálogo entre professores/alunos e as matérias. Atualmente, a estratégia de ensino mais utilizada para um trabalho pedagógico interdisciplinar são os projetos didáticos.
Os projetos didáticos são feitos com o propósito de construir boas situações de aprendizagem, nas quais pretende compartilhar conhecimento, no entanto não é sempre que isso dá certo, pois alguns professores sentem dificuldades em o que avaliar na sua disciplina, isso acontece devido à falta de ligação entre as disciplinas no próprio currículo escolar.

5.   CAMPO EMPÍRICO

Para realizarmos esse trabalho achamos importante observar realidades distintas do sistema educacional. Por essa razão, fomos fazer observação de campo em duas escolas; a Escola A, que é pública e a escola B, que é particular.
A Escola A, é uma instituição pública que está localizada no bairro do cabula, próximo a UNEB. Essa escola oferece ensino infantil e lá fomos muito bem recebidos pela diretora, que disponibilizou um funcionário para nos apresentar todas as instalações da instituição. Notamos precariedade em alguns setores como banheiros, área externa com sinais de abandono e a falta de investimentos por parte dos órgãos responsáveis e de interesse por parte de alguns profissionais.
A outra escola que observamos, B, é uma instituição particular e possui 75 anos de funcionamento e mesmo antes disso servia para educar os leprosos que habitavam o leprosário situado no entorno. A escola localiza-se no bairro da Baixa de Quintas, e funciona das 7 horas às 16 horas, sendo que no turno matutino funciona a escola e a tarde funciona o reforço escolar.

6.   COLETA DE DADOS

Na Escola A, tivemos o privilégio de poder observar o contexto dentro da sala de aula. Mesmo antes de entrar na mesma tivemos um choque, pois vimos a tensa relação entre professor e aluno e a falta de condições por parte da professora de estar comandando uma turma. Após adentramos na sala tivemos a certeza de que a mediação didática se dava de forma muito defasada, onde a todo o momento os alunos não eram tratados como alunos, que precisam de cuidado e atenção. A interdisciplinaridade não ocorreu em nenhum momento e uma questão que ficou marcante foi a falta de conexão entre as disciplinas, como exemplo temos o momento em que a professora ensinava ciências, após finalizar o conteúdo iniciou um ditado de palavras. Porém a diretora nos apresentou alguns projetos como uma feira de conhecimento na qual tinha a interdisciplinaridade como proposta.   
Na escola B, observamos algumas aulas do ensino infantil e notamos a dificuldade da professora em fazer aulas interdisciplinares, nessas aulas notamos, também, a preocupação da professora em incentivar que os próprios alunos construíssem questionários e propusessem atividades, que eles estariam desenvolvendo. Essa instituição oferece uma oportunidade de interdisciplinaridade em um projeto chamado Feira de Ciências, que ocorre em setembro. Nesse evento a direção, juntamente com os professores, escolhe um tema e toda a escola realiza um trabalho em cima dessa temática. Essa atividade proposta é confeccionada pelos alunos, com a ajuda de todos os professores e a avaliação acontece em conjunto também; os professores tomam notas no dia do evento e logo após fazem uma reunião pra discutir a nota do aluno. Na Feira de Ciências, percebemos o interesse dos alunos em estar fazendo uma atividade diferenciada e o prazer com que eles trabalhavam, por estar aproximando o conteúdo visto na escola à sua realidade.

7.   POPULAÇÃO

A observação que fizemos foi em escolas do ensino infantil e do ensino fundamental, portanto nosso público são jovens entre 4 e 15 anos.

8.   RESULTADOS

A sociedade na qual nos encontramos configura-se em uma realidade complexa, onde se faz necessária a compreensão das partes de um dado conhecimento. A interdisciplinaridade proporciona essa relação entre as diversas formas do saber.
É indispensável à mediação didática no processo da interdisciplinaridade no âmbito escolar. Cabe ao professor fazer essa mediação entre o sujeito e o objeto de conhecimento.
Nas observações feitas nas escolas, podemos perceber que não há uma interdisciplinaridade em sala de aula, normalmente ela ocorre em outros contextos, tais como, gincanas, oficinas e feiras culturais.
É importante que a interdisciplinaridade faça parte do dia-a-dia do contexto escolar, levando em conta as peculiaridades de cada aluno e do meio social em que estamos inseridos.
Portanto, o conteúdo escolar deve fazer uma ligação entre todas as disciplinas trabalhas em sala de aula e interligá-las a realidade presenciada fora dela, deve ficar claro para os professores e alunos que cada assunto trabalhado pode ser visto como um todo e não fragmentada.


9.   REFERÊNCIAS

D'Ávila, Cristina. Interdisciplinaridade e mediação didático-pedagógica. Revista da Faculdade de Educação da Bahia, Salvador-Bahia, v. 1, n. 3, p. 143-158, 2002.

FAZENDA, Ivani Catarina Arantes. . Práticas interdisciplinares na escola. 11. ed São Paulo: Cortez, 2009.

FAZENDA, Ivani Catarina Arantes. . Didática e interdisciplinaridade. 7. ed. - Campinas, SP: Papirus, 2002


Elaborado por: Alessandra Silva, Bianca Nogueira, Camila Araújo, Luiza Alves, Tamires Souto e Vanderson Silva.

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