1. OBJETIVOS
· Verificar
de que forma os alunos estão inseridos em atividades interdisciplinares
· Analisar
se realmente existe interdisciplinaridade nas escolas
· Constatar
como o professor realiza a mediação entre tecnologia e alunos
2. JUSTIFICATIVA
O
mundo em que vivemos, nessa modernidade, tem contribuído para que as relações
sociais se tornem fragmentadas e superficiais. Esse comportamento social tem
afetado as relações escolares, uma vez que as pessoas envolvidas nesse processo
estejam inseridas dentro de um contexto de consumo e de um acumulo de
informações que é feito de maneira indiscriminada e aleatória, gerando assim o
desinteresse dos mesmos para com as instituições educacionais.
Frente
a esse desinteresse da comunidade escolar, surge a necessidade de se criar
projetos e propostas a fim de se resgatar o prestigio do processo de ensino
aprendizagem; dessa forma, aparece a Interdisciplinaridade, um conceito que a
equipe acredita ser fundamental para que gestores, docentes e discentes voltem
a ter desejo e amor por aquilo que eles fazem.
O grupo se identificou com o tema, pois
acreditamos que a interdisciplinaridade deve ser uma prática comum e usada nas
escolas, devido a sua importância em fazer com que os alunos se envolvam com o
conteúdo que lhes é passado e aproxime essas informações de sua realidade.
3. QUESTÃO NORTEADORA
Existe uma prática
interdisciplinar efetiva, dentro das escolas, que contribuem para aproximar o
aprendizado com a realidade dos alunos?
4. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
4.1 – CONCEITUANDO A INTERDISCIPLINARIDADE
A
sociedade tem se mostrado fragmentada, como se alguns fenômenos sociais
estivessem separado de nós, essa tendência tem se refletido na escola, fazendo
com que o ensino também passe a ser dividido e desconectado com os outros
campos de aprendizagem.
Essa
fragmentação do ensino traz para o campo educacional a necessidade de se
implantar a interdisciplinaridade nas escolas. Essa prática é entendida como
uma interação entre as disciplinas escolares, nela é marcante o diálogo com
outras formas de conhecimento. Portanto, essa prática deve ser uma ação
unificadora do saber, capacitando o discente para que possa ter uma visão
global do mundo, no qual ele está inserido.
O
indivíduo que segue uma única linha de pensamento constrói um conhecimento
superficial e desenvolve uma percepção deturpada da realidade, isso acaba
mudando o receptor que deveria ser agente das transformações em mero objeto. É
preciso entender que a interdisciplinaridade é o fator de mudança social.
“Interdisciplinaridade
vem a ser o resultado da articulação entre duas ou mais disciplinas com
objetivos pedagógicos comuns, já que as disciplinas não podem ser consideradas
como ilhas isoladas num arquipélago perdido. É, nessas perspectivas, a unidade
do saber que se realiza na especificidade de cada uma das disciplinas.”
(D’Ávila, 2002, p. 146)
Ao
falar do conceito de interdisciplinaridade as pessoas cometem um grande
equivoco, o que a torna complexa. O equivoco se faz na medida em que esse
conceito perpassa por um acumulo de outras definições, como
multidisciplinaridade, pluridisciplinaridade e transdisciplinaridade, que são
usadas de forma isolada. Além dessas definições, há quem confunda a noção de
interdisciplinaridade com conceitos de integração, inter-relação e interação, empobrecendo
seu campo de atuação.
A
priori, o objetivo da interdisciplinaridade será de permitir aos alunos um
melhor desempenho em suas atividades, não só acumulando conteúdos, mas
aprendendo de fato, além de inseri-los na realidade de mundo em que nos encontramos
onde inúmeras informações nos cercam a todo o momento. Com base nesse objetivo,
Assumpção defendia que a interdisciplinaridade é importante pra se resgatar uma
produção de conhecimento baseada nas vivências dos alunos.
“No
projeto interdisciplinar não se ensina, nem se aprende: vive-se, exerce-se. A
responsabilidade individual é a marca do projeto interdisciplinar, mas essa
responsabilidade está imbuída do envolvimento – envolvimento esse que diz
respeito ao projeto em si, às pessoas e às instituições a ele pertencentes.”
(Fazenda, 1993, p. 17).
A
interdisciplinaridade deve ser uma prática intencional, consciente, clara e
objetiva por parte dos que a praticam, sendo pautada através do diálogo entre
os docentes e uma participação dos alunos.
4.2 – INTERDISCIPLINARIDADE E MEDIAÇÃO DIDÁTICA
A interdisciplinaridade como prática do
currículo escolar se expressa em vários níveis de cooperação entre as
disciplinas, a primeira mais simples é quando se descreve ou explica um
fenômeno na perspectiva de várias delas em certo tempo (ano letivo ou série),
isso ocorre quando há um tema ou objeto comum entre as mesmas, o segundo nível
mais complexo não precisa da explicação de um fenômeno no âmbito de cada
matéria separadamente, vai além, não só estudar as várias formas de
conhecimento, mas reconstruí-lo com a participação de cada disciplina.
A interdisciplinaridade escolar exige um
movimento crescente em três níveis: curricular, didático e pedagógico.
Portanto,
o trabalho interdisciplinar implica em atividades de aprendizagem que favoreçam
a vivência de situações reais ou simulem problemas e contextos da vida real,
que para serem enfrentados necessitarão de determinados conhecimentos e
competências. A didática está presente em diversas disciplinas, logo ela tem que
ser a mediadora nesse processo de interdisciplinaridade, muitas escolas tem
procurado organizar o seu currículo levando em conta estas questões. Porém, só
esta organização não é suficiente para que um currículo interdisciplinar se
materialize. Há um segundo plano, o didático.
A
mediação didática tem como objeto, articular o que prescreve o currículo e
inseri-las na aprendizagem, dando espaço para reflexão do fazer pedagógico,
planejando e revendo métodos de ação e intervenção. O nível pedagógico é o espaço
onde é colocada em prática, por meio dos projetos, a interdisciplinaridade
didática, sendo que o processo pedagógico deve se fundamentar no diálogo entre
professores/alunos e as matérias. Atualmente, a estratégia de ensino mais
utilizada para um trabalho pedagógico interdisciplinar são os projetos
didáticos.
Os
projetos didáticos são feitos com o propósito de construir boas situações de
aprendizagem, nas quais pretende compartilhar conhecimento, no entanto não é
sempre que isso dá certo, pois alguns professores sentem dificuldades em o que
avaliar na sua disciplina, isso acontece devido à falta de ligação entre as
disciplinas no próprio currículo escolar.
5. CAMPO EMPÍRICO
Para realizarmos esse
trabalho achamos importante observar realidades distintas do sistema
educacional. Por essa razão, fomos fazer observação de campo em duas escolas; a
Escola A, que é pública e a escola B, que é particular.
A Escola A, é uma
instituição pública que está localizada no bairro do cabula, próximo a UNEB. Essa
escola oferece ensino infantil e lá fomos muito bem recebidos pela diretora, que
disponibilizou um funcionário para nos apresentar todas as instalações da
instituição. Notamos precariedade em alguns setores como banheiros, área
externa com sinais de abandono e a falta de investimentos por parte dos órgãos
responsáveis e de interesse por parte de alguns profissionais.
A outra escola que
observamos, B, é uma instituição particular e possui 75 anos de funcionamento e
mesmo antes disso servia para educar os leprosos que habitavam o leprosário
situado no entorno. A escola localiza-se no bairro da Baixa de Quintas, e funciona
das 7 horas às 16 horas, sendo que no turno matutino funciona a escola e a
tarde funciona o reforço escolar.
6. COLETA DE DADOS
Na Escola A, tivemos o
privilégio de poder observar o contexto dentro da sala de aula. Mesmo antes de
entrar na mesma tivemos um choque, pois vimos a tensa relação entre professor e
aluno e a falta de condições por parte da professora de estar comandando uma
turma. Após adentramos na sala tivemos a certeza de que a mediação didática se
dava de forma muito defasada, onde a todo o momento os alunos não eram tratados
como alunos, que precisam de cuidado e atenção. A interdisciplinaridade não
ocorreu em nenhum momento e uma questão que ficou marcante foi a falta de
conexão entre as disciplinas, como exemplo temos o momento em que a professora
ensinava ciências, após finalizar o conteúdo iniciou um ditado de palavras.
Porém a diretora nos apresentou alguns projetos como uma feira de conhecimento
na qual tinha a interdisciplinaridade como proposta.
Na escola B, observamos
algumas aulas do ensino infantil e notamos a dificuldade da professora em fazer
aulas interdisciplinares, nessas aulas notamos, também, a preocupação da
professora em incentivar que os próprios alunos construíssem questionários e propusessem
atividades, que eles estariam desenvolvendo. Essa instituição oferece uma
oportunidade de interdisciplinaridade em um projeto chamado Feira de Ciências,
que ocorre em setembro. Nesse evento a direção, juntamente com os professores,
escolhe um tema e toda a escola realiza um trabalho em cima dessa temática.
Essa atividade proposta é confeccionada pelos alunos, com a ajuda de todos os
professores e a avaliação acontece em conjunto também; os professores tomam
notas no dia do evento e logo após fazem uma reunião pra discutir a nota do
aluno. Na Feira de Ciências, percebemos o interesse dos alunos em estar fazendo
uma atividade diferenciada e o prazer com que eles trabalhavam, por estar
aproximando o conteúdo visto na escola à sua realidade.
7. POPULAÇÃO
A observação que fizemos
foi em escolas do ensino infantil e do ensino fundamental, portanto nosso
público são jovens entre 4 e 15 anos.
8. RESULTADOS
A sociedade na qual nos
encontramos configura-se em uma realidade complexa, onde se faz necessária a
compreensão das partes de um dado conhecimento. A interdisciplinaridade
proporciona essa relação entre as diversas formas do saber.
É indispensável à mediação
didática no processo da interdisciplinaridade no âmbito escolar. Cabe ao
professor fazer essa mediação entre o sujeito e o objeto de conhecimento.
Nas observações feitas nas
escolas, podemos perceber que não há uma interdisciplinaridade em sala de aula,
normalmente ela ocorre em outros contextos, tais como, gincanas, oficinas e
feiras culturais.
É importante que a
interdisciplinaridade faça parte do dia-a-dia do contexto escolar, levando em
conta as peculiaridades de cada aluno e do meio social em que estamos
inseridos.
Portanto, o
conteúdo escolar deve fazer uma ligação entre todas as disciplinas trabalhas em
sala de aula e interligá-las a realidade presenciada fora dela, deve ficar
claro para os professores e alunos que cada assunto trabalhado pode ser visto
como um todo e não fragmentada.
9. REFERÊNCIAS
D'Ávila, Cristina. Interdisciplinaridade e mediação
didático-pedagógica. Revista da Faculdade de Educação da Bahia,
Salvador-Bahia, v. 1, n. 3, p. 143-158, 2002.
FAZENDA, Ivani Catarina
Arantes. . Práticas interdisciplinares na escola. 11. ed São Paulo:
Cortez, 2009.
FAZENDA, Ivani Catarina
Arantes. . Didática e interdisciplinaridade. 7. ed. - Campinas, SP:
Papirus, 2002
Elaborado por: Alessandra Silva, Bianca Nogueira, Camila Araújo, Luiza Alves, Tamires Souto e Vanderson Silva.
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