O CARTEIRO CHEGOU: uma
proposta de sequência didática para séries iniciais (Revista Prolíngua, v. 02, n. 01, p. 64, 2009) da professora assistente, da
Universidade Estadual de Maringá, Cláudia Valéria Doná Hila, com a colaboração
de Elvira Lopes Nascimento, doutora em filologia e língua portuguesa, é uma
importante obra para os educadores, pois apresenta, de forma objetiva, uma
proposta de sequência didática em torno do reconhecimento do contexto de
produção de gêneros textuais, no intuito de contribuir para a elaboração de
materiais didáticos para as práticas de leitura.
A
obra da professora Hila merece elogio por ter seu conteúdo muito bem
sistematizado e apresentado com um embasamento teórico amplo, sustentado por
diversos autores trazidos no texto. O artigo foi dividido em três partes. A
primeira parte apresenta o pressuposto teórico, baseado no Interacionismo
Sociodiscursivo, que relaciona o contexto de produção e a prática de leitura; a
seguir, as autoras apresentam o instrumento sequência didática e por fim, é
apresentado ao leitor uma proposta de sequência didática com o objetivo de
reconhecer o contexto de produção de gêneros epistolares.
Na
parte inicial desse artigo, as professoras delimitam seu trabalho no contexto
de produção de sentidos decorrente das particularidades constitutivas que cerca
o texto. Para sustentar suas ideias, as docentes se baseiam no Interacionismo
Sociodiscursivo, que defende o nascimento do discurso no meio dos indivíduos e
pela situação social mais imediata e pelo meio social mais amplo. Por se
basear, exclusivamente, no Interacionismo Sociodiscursivo, a obra poderia ficar
comprometida devido a restrição das ideias, porém as autoras superam essa
problemática, trazendo citações de muitos autores que, a todo momento,
sustentam as afirmações feita por Hila e por Nascimento.
Nas
partes seguintes desse artigo, as autoras apresentam aos leitores, a sequência
didática. Primeiro conceituam esse instrumento, bem como sua importância e seus
objetivos; ressaltando sua utilização para organizar e sistematizar as
atividades em torno do gênero textual. Por fim, é trazido, por Hila e por
Nascimento, uma proposta de sequência didática voltada para o contexto de
produção de um grupo de gêneros; que tem o intuito de auxiliar aos educadores,
a pensar atividades de produção de escrita e leitura, acerca dos gêneros
textuais.
O
artigo O CARTEIRO CHEGOU: uma proposta
de sequência didática para séries iniciais é uma importante obra para todos
os educadores e os estudiosos da área de linguística, pois esclarece algumas
dúvidas sobre a sequência didática e sugere muitas formas de se trabalhar com
os gêneros textuais, tema que tem se apresentado como uma dificuldade para os
professores dos anos iniciais.
Referência:
HILA, Cláudia Valéria Doná; NASCIMENTO, Elvira
Lopes. O Carteiro Chegou: uma proposta de sequência didática. In: Revista
Prolíngua, v. 02, n. 01, p. 64, 2009.
Nenhum comentário:
Postar um comentário