quinta-feira, 22 de novembro de 2012

O Carteiro e a sequência didática: uma luz sob os gêneros textuais


O CARTEIRO CHEGOU: uma proposta de sequência didática para séries iniciais (Revista Prolíngua, v. 02, n. 01, p. 64, 2009) da professora assistente, da Universidade Estadual de Maringá, Cláudia Valéria Doná Hila, com a colaboração de Elvira Lopes Nascimento, doutora em filologia e língua portuguesa, é uma importante obra para os educadores, pois apresenta, de forma objetiva, uma proposta de sequência didática em torno do reconhecimento do contexto de produção de gêneros textuais, no intuito de contribuir para a elaboração de materiais didáticos para as práticas de leitura.
A obra da professora Hila merece elogio por ter seu conteúdo muito bem sistematizado e apresentado com um embasamento teórico amplo, sustentado por diversos autores trazidos no texto. O artigo foi dividido em três partes. A primeira parte apresenta o pressuposto teórico, baseado no Interacionismo Sociodiscursivo, que relaciona o contexto de produção e a prática de leitura; a seguir, as autoras apresentam o instrumento sequência didática e por fim, é apresentado ao leitor uma proposta de sequência didática com o objetivo de reconhecer o contexto de produção de gêneros epistolares.
Na parte inicial desse artigo, as professoras delimitam seu trabalho no contexto de produção de sentidos decorrente das particularidades constitutivas que cerca o texto. Para sustentar suas ideias, as docentes se baseiam no Interacionismo Sociodiscursivo, que defende o nascimento do discurso no meio dos indivíduos e pela situação social mais imediata e pelo meio social mais amplo. Por se basear, exclusivamente, no Interacionismo Sociodiscursivo, a obra poderia ficar comprometida devido a restrição das ideias, porém as autoras superam essa problemática, trazendo citações de muitos autores que, a todo momento, sustentam as afirmações feita por Hila e por Nascimento.
Nas partes seguintes desse artigo, as autoras apresentam aos leitores, a sequência didática. Primeiro conceituam esse instrumento, bem como sua importância e seus objetivos; ressaltando sua utilização para organizar e sistematizar as atividades em torno do gênero textual. Por fim, é trazido, por Hila e por Nascimento, uma proposta de sequência didática voltada para o contexto de produção de um grupo de gêneros; que tem o intuito de auxiliar aos educadores, a pensar atividades de produção de escrita e leitura, acerca dos gêneros textuais.
O artigo O CARTEIRO CHEGOU: uma proposta de sequência didática para séries iniciais é uma importante obra para todos os educadores e os estudiosos da área de linguística, pois esclarece algumas dúvidas sobre a sequência didática e sugere muitas formas de se trabalhar com os gêneros textuais, tema que tem se apresentado como uma dificuldade para os professores dos anos iniciais.

Referência:
HILA, Cláudia Valéria Doná; NASCIMENTO, Elvira Lopes. O Carteiro Chegou: uma proposta de sequência didática. In: Revista Prolíngua, v. 02, n. 01, p. 64, 2009.

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