sexta-feira, 16 de novembro de 2012

Meus percursos de leitura e escrita




Meus primeiros passos no mundo das letras (leitura e escrita) começaram muito cedo. Segundo minha mãe, ainda quando eu era um bebê, pegava livros e revistas pra ficar vendo as figuras.
Devido a essa minha curiosidade, meus brinquedos sempre tiveram algum teor educativo, e minha mãe se aproveitou disso para me ensinar as letras.
Comecei meus estudos na escola Rosa Carvalho, que se localizava próximo à minha casa e onde estudei até a minha segunda série. Por já ter algum conhecimento sobre as letras, tive muita facilidade em aprender a ler e a escrever. Meu pai conta que eu pegava tudo para ler, desde pacote de comida até encartes de lojas; e também comecei a fazer caligrafias, ditados e cópias para trabalhar a estética da minha escrita.
Na escola descobri que tinha uma dificuldade na fala, trocava a letra “R” pela letra “L”, e por essa razão meus amigos riam muito de mim, o que incentivou ainda mais meu interesse pela leitura.
Quando cheguei à terceira série, me transferi pra escola Ginásio Antônio Calmon, onde estudei até minha oitava série. Nesse período não me interessava muito em estar escrevendo, até porque não tinha esse incentivo de ninguém. Por outro lado, meu interesse em ler só aumentava, assim passei a colecionar gibis, em sua maioria, da Turma da Monica e de super-heróis (como do Homem-Aranha), e a me interessar por livros, graças aos paradidáticos que passei a usar na escola.
No meu ensino médio, já na escola Reitor Miguel Calmon (SESI), meu fascínio pelos livros só aumentou, graças à presença de uma biblioteca na escola. Toda sexta-feira, levava pra casa algum livro da literatura estrangeira para ler, esse era meu programa de fim de semana.
No SESI, comecei a despertar o interesse pela escrita, pois tive uma professora que sempre nos cobrava algum texto.
Hoje em dia, além de ler as coisas da faculdade, compro meus próprios livros. Meus preferidos são as histórias ambientadas na segunda guerra mundial, como O Diário de Anne Frank e A Menina Que Roubava Livros e meu livro preferido é o Pequeno Príncipe. Na escrita, eu gosto de fazer frases e pensamentos, que eu registro em um blog, cujo endereço é http://quemescrevequerfalar.blogspot.com.

Nenhum comentário:

Postar um comentário