quinta-feira, 22 de novembro de 2012

O Sentido da Leitura, Um Caminho Para a Compreensão


     Ler e compreender os sentidos do texto (São Paulo: Contexto, 2006, 216 p.) da lingüista brasileira Ingedore Villaça Koch, com a colaboração da doutora em Língua Portuguesa Vanda Maria Elias, é uma importante obra para a língua portuguesa, pois apresenta, de forma objetiva, as estratégias usadas pelo leitor no processo de leitura e construção de sentidos.
         A obra merece elogio tanto pelo seu conteúdo teórico quanto pelo seu conteúdo visual. O trabalho que foi dividido em nove capítulos, trás, em todos eles, uma grande variedade de gêneros textuais que exemplificam as discussões teóricas e mostram diversas possibilidades em que o professor pode trabalhar com textos de gêneros variados.
       No capítulo inicial, intitulado Leitura, texto e sentido, as autoras abordam a concepção de leitura como uma atividade de produção de sentido, e por isso direciona o foco para o autor, o texto, e para a interação autor-texto-leitor. Dessa discussão, pode-se inferir que o sujeito adota estratégias, as quais ele associa ao seu conhecimento prévio, para compor a construção de sentido do texto, o que possibilita o surgimento de uma pluralidade de leituras e de sentidos.
    Essa obra, da grande lingüística brasileira Ingedore Koch, é um marco na produção nacional pela sua importância e pela sua escrita acessível a todos àqueles interessados em conhecer um pouco mais sobre a língua portuguesa brasileira.

Informações sobre as autoras:

Ingedore Villaça Kock, licenciada em Letras e bacharel em Direito pela USP, é mestre e doutora em Língua Portuguesa pela PUC-SP e livre-docente em Análise do Discurso pela Unicamp. Na PUC-SP, atuou nos cursos de Letras e Jornalismo, na pós-graduação e na especialização. É professora titular do Departamento de Linguística do IEL-Unicamp, onde implantou a área de Linguística Textual. Entre suas obras, contam-se: Ler e compreender, A coesão textual, A coerência textual, A inter-ação pela linguagem, O texto e a construção dos sentidos e Referenciação e discurso, publicadas pela Editora Contexto.

Vanda Maria Elias é doutora em Língua Portuguesa pela PUC-SP, onde atua em cursos de graduação, no curso de Especialização em Língua Portuguesa e no Programa de Estudos Pós-Graduados em Língua Portuguesa. Realizou estudos de pós-doutorado no IEL - Unicamp. É membro do GT Linguística do Texto e Análise da Conversação, da Associação Nacional de Pesquisa em Letras e Linguística (ANPOLL), e líder do grupo de pesquisa (CNPq) Texto, Hipertexto e Ensino de Língua Portuguesa. Coordena a coleção Linguagem & Ensino da Editora Contexto e é co-autora dos livros "Ler e compreender: os sentidos do texto" e "Ler e escrever: estratégias de produção escrita".

Referência:
KOCH, Ingedore Villaça; ELIAS, Vanda Maria. Ler e Compreender os Sentidos do Texto. São Paulo: Contexto, 2006. 216 p.

Nenhum comentário:

Postar um comentário