Ler e compreender os sentidos do texto
(São Paulo: Contexto, 2006, 216 p.) da lingüista brasileira Ingedore Villaça
Koch, com a colaboração da doutora em Língua Portuguesa Vanda Maria Elias, é
uma importante obra para a língua portuguesa, pois apresenta, de forma
objetiva, as estratégias usadas pelo leitor no processo de leitura e construção
de sentidos.
A
obra merece elogio tanto pelo seu conteúdo teórico quanto pelo seu conteúdo
visual. O trabalho que foi dividido em nove capítulos, trás, em todos eles, uma
grande variedade de gêneros textuais que exemplificam as discussões teóricas e
mostram diversas possibilidades em que o professor pode trabalhar com textos de
gêneros variados.
No
capítulo inicial, intitulado Leitura,
texto e sentido, as autoras abordam a concepção de leitura como uma
atividade de produção de sentido, e por isso direciona o foco para o autor, o
texto, e para a interação autor-texto-leitor. Dessa discussão, pode-se inferir
que o sujeito adota estratégias, as quais ele associa ao seu conhecimento
prévio, para compor a construção de sentido do texto, o que possibilita o
surgimento de uma pluralidade de leituras e de sentidos.
Essa
obra, da grande lingüística brasileira Ingedore Koch, é um marco na produção
nacional pela sua importância e pela sua escrita acessível a todos àqueles
interessados em conhecer um pouco mais sobre a língua portuguesa brasileira.
Informações
sobre as autoras:
Ingedore
Villaça Kock, licenciada em Letras e bacharel em Direito
pela USP, é mestre e doutora em Língua Portuguesa pela PUC-SP e livre-docente
em Análise do Discurso pela Unicamp. Na PUC-SP, atuou nos cursos de Letras e
Jornalismo, na pós-graduação e na especialização. É professora titular do
Departamento de Linguística do IEL-Unicamp, onde implantou a área de
Linguística Textual. Entre suas obras, contam-se: Ler e compreender, A coesão textual,
A coerência textual, A inter-ação pela linguagem, O texto e a construção dos
sentidos e Referenciação e discurso, publicadas pela Editora Contexto.
Vanda
Maria Elias é doutora em
Língua Portuguesa pela PUC-SP, onde atua em cursos de graduação, no curso de
Especialização em Língua Portuguesa e no Programa de Estudos Pós-Graduados em
Língua Portuguesa. Realizou estudos de pós-doutorado no IEL - Unicamp. É membro
do GT Linguística do Texto e Análise da Conversação, da Associação Nacional de
Pesquisa em Letras e Linguística (ANPOLL), e líder do grupo de pesquisa (CNPq)
Texto, Hipertexto e Ensino de Língua Portuguesa. Coordena a coleção Linguagem
& Ensino da Editora Contexto e é co-autora dos livros "Ler e
compreender: os sentidos do texto" e "Ler e escrever: estratégias de
produção escrita".
Referência:
KOCH,
Ingedore Villaça; ELIAS, Vanda Maria. Ler e Compreender os Sentidos do Texto.
São Paulo: Contexto, 2006. 216 p.
Nenhum comentário:
Postar um comentário