quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Plano de Aula - Meio Ambiente


Segmento: 3º Ano
Tempo: 2 aulas

Objetivo Geral:
  - Conceituar o meio ambiente, sensibilizando os educandos sobre seu papel de agentes ativos na preservação/conservação do equilíbrio entre a natureza e o espaço urbano.

Objetivos Específicos:
  -  Debater a importância da preservação ambiental na transformação do espaço urbano;
  - Promover a sustentabilidade ambiental, viabilizando métodos que favoreçam ao individuo entender suas responsabilidades para preservação do meio;
  -  Identificar as interferências humanas nos fenômenos ambientais.
Conteúdos:
  - Meio Ambiente;
  - Desenvolvimento Sustentável
   - Tipos de Lixo;
  - Coleta Seletiva;
  - Espaço Urbano.

Metodologia:
      Inicialmente, organizaremos uma roda com os educandos e distribuiremos a letra da música Amigo Planeta (Turma do Balão Mágico, 1990), para que todos ouçam. Em seguida, pediremos que os alunos destaquem as palavras relacionadas ao meio ambiente, que seja significativa para eles. Tendo essas palavras no quadro, trabalharemos o conceito de meio ambiente, problematizando a questão da preservação ambiental, ressaltando a importância do ser humano nesse processo.
       Para finalizar, as crianças serão separadas em subgrupos e será distribuído materiais descartáveis para os educandos (garrafas plásticas, copo plásticos, canudos, etc.) para que seja construído produtos recicláveis, desses materiais.

Recursos:
  - Aparelho de som, quadro, piloto, garrafas pets, copos plásticos, canudos, tesoura, cola, voz.

Avaliação:
  - Processual, identificando em que medida os educandos conseguiram relacionar os conteúdos ao seu cotidiano, a partir de sua participação e da opinião trazida por eles.

Referências:
   LIXO. Disponível em: . Acesso em: 30/08/2011.
  PINTO, Gerusa Rodrigues. Dia-a-dia do professor. Vol. 5. Belo Horizonte: FAFI, 2000.
  TURMA DO BALÃO MÁGICO, Amigo planeta. Disponível em: http://www.vagalume.com.br/a-turma-do-balao-magico/amigo-planeta.html. Acesso em: 10/08/2011.


Elaborado por: Alessandra Silva; Bianca Nogueira; Camila Araújo; Luíza Alves; Tamires Souto; Thaís Portela; Vanderson Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário