Segmento:
3º Ano
Tempo:
2 aulas
Objetivo
Geral:
- Conceituar o meio ambiente, sensibilizando os educandos sobre seu
papel de agentes ativos na preservação/conservação do equilíbrio entre a
natureza e o espaço urbano.
- Debater a importância da preservação ambiental na transformação do espaço
urbano;
- Promover
a sustentabilidade ambiental, viabilizando métodos que favoreçam ao
individuo entender suas responsabilidades para preservação do meio;
- Identificar as interferências humanas nos
fenômenos ambientais.
Conteúdos:
- Meio Ambiente;
- Desenvolvimento Sustentável
- Tipos de Lixo;
- Coleta Seletiva;
- Espaço Urbano.
Metodologia:
Inicialmente, organizaremos uma roda com os educandos e distribuiremos a
letra da música Amigo Planeta (Turma do Balão Mágico, 1990), para que todos
ouçam. Em seguida, pediremos que os alunos destaquem as palavras relacionadas
ao meio ambiente, que seja significativa para eles. Tendo essas palavras no
quadro, trabalharemos o conceito de meio ambiente, problematizando a questão da
preservação ambiental, ressaltando a importância do ser humano nesse processo.
Para finalizar, as crianças serão separadas em subgrupos e será
distribuído materiais descartáveis para os educandos (garrafas plásticas, copo
plásticos, canudos, etc.) para que seja construído produtos recicláveis, desses
materiais.
Recursos:
- Aparelho de som, quadro, piloto, garrafas
pets, copos plásticos, canudos, tesoura, cola, voz.
Avaliação:
-
Processual, identificando em que medida os educandos conseguiram relacionar os
conteúdos ao seu cotidiano, a partir de sua participação e da opinião trazida
por eles.
Referências:
LIXO. Disponível em:
. Acesso em: 30/08/2011.
PINTO, Gerusa Rodrigues. Dia-a-dia do
professor. Vol. 5. Belo Horizonte: FAFI, 2000.
TURMA DO BALÃO MÁGICO, Amigo planeta.
Disponível em:
http://www.vagalume.com.br/a-turma-do-balao-magico/amigo-planeta.html. Acesso em:
10/08/2011.
Elaborado por: Alessandra
Silva; Bianca Nogueira; Camila Araújo; Luíza Alves; Tamires Souto; Thaís
Portela; Vanderson Silva
Nenhum comentário:
Postar um comentário