sexta-feira, 16 de novembro de 2012

Algo sobre Globalização




A sociedade, na atualidade, passa por um processo chamado de globalização, esse processo consiste num aprofundamento da integração econômica, social, cultural, política, que teria sido impulsionado pelo barateamento dos meios de transporte e comunicação dos países do mundo, no final do século XX e início do século XXI. É um fenômeno gerado pela necessidade da dinâmica do capitalismo de formar uma aldeia global que permita maiores mercados para os países centrais (ditos desenvolvidos) cujos mercados internos já estão saturados.
Os resultados destas intensas modificações refletem na educação e também na formação de um novo tipo de trabalhador, que passa a ser mais dinâmico e plural. A educação, nesta Era Global, torna-se (ou pelo menos, deveria se tornar) mais informatizada, para formar cidadãos mais bem preparados para este novo mercado de trabalho, que cada vez mais, necessita de profissionais mais qualificados e dinâmicos, capacitados para atuar em vários setores e desempenhar várias funções. Vale ressaltar, que essa educação estritamente voltada para atender às exigências do mercado de trabalho, é um dos pontos negativos da globalização, pois a escola (entende-se escola como qualquer instituição de ensino, podendo ser faculdades, o ambiente de trabalho, ou lugares que oferecem cursos profissionalizantes) passou a contribuir com muito pouco na formação do caráter do cidadão, o que tem se tornado um problema se considerarmos questões relacionadas ao dia-a-dia, como tomar decisões e se relacionar com outras pessoas.
Infelizmente, o sistema que nós presenciamos é totalmente diferente do qual nós necessitamos. Esse sistema de integração global gerou um grande prejuízo ao meio ambiente, pois na ânsia pelo lucro, as indústrias têm desmatado e poluído; além disso ele contribui para que desencadeie grandes conflitos que são gerados devido à desigualdade e ao desemprego vinda dos países periféricos (ditos subdesenvolvidos), decorrente da implantação da tecnologia no processo de produção.
Sendo assim, percebemos que a globalização é um sistema que ainda tem muitas falhas, pois existem muitos países que ainda não estão inseridos nesta aldeia global. Para reparar essas falhas, cabe ao Estado desenvolver políticas inclusivas para integrar àqueles que estão à margem da sociedade e criar um mercado alternativo, que não precise de uma tecnologia de ponta na produção; a fim de sanar/diminuir um dos grandes problemas da sociedade moderna, o desemprego.

Material Consultado:
- Livro: Educação Escolar: Políticas, Estrutura e Organização

Elaborado por: Rafaela Gomes e Vanderson Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário