A profissão docente é uma
das atividades mais importantes de uma sociedade, uma vez que o ensino escolar
é uma forma de socialização, além de ser um dos meios para se entender as
diversas mudanças ocorridas na sociedade mundial. Apesar, dessa real
importância, a prática docente encontra alguns impasses, como por exemplo: a
formação do professor, a profissionalização e a questão da carreira; desafios
que terminam dificultando a realização do ensino com mais qualidade.
A implantação da tecnologia
dentro das escolas tem exigido dos professores uma formação prolongada e de
alto nível. Com essa nova exigência de mercado alguns educadores,
principalmente aqueles que possuem apenas o magistério, têm buscado, cada vez
mais, fazer uma reciclagem na sua prática pedagógica, seja por meio de cursos
ou de eventos oferecidos pela própria escola em que trabalham. Cabe aqui a
sugestão para que essas escolas façam convênios com faculdades, visando
facilitar o acesso de todo seu quadro docente nesses cursos.
Existem ainda, educadores
que resistem a essa nova mudança, mais versátil e autônoma, na arte de
educar. Essa resistência geralmente
ocorre entre os professores que possuem anos exercendo a profissão e por esta
razão acreditam que os métodos tradicionais ainda são mais eficazes para ensinar.
Por existir esse impasse a
respeito da formação profissional, surgi uma proposta de se realizar um
encontro anual com todos os professores interessados no assunto, com o intuito
de trocar experiências sobre a questão, contribuindo tanto para o desenvolvimento
profissional quanto para a melhoria da educação.
A profissionalização da
classe dos professores é um processo de luta constante, pois ainda hoje, eles
não possuem o reconhecimento nem o retorno que merecem.
Essa profissionalização se
faz necessária, para evitar o professorado, situação que tem colocado os
professores como responsáveis pelas mazelas educacionais. Essa conquista vai
trazer para os docentes uma melhor remuneração e benefícios, como: passarão a
ter uma autonomia pedagógica, melhor organização da carga horária, um plano de
saúde, entre outros.
Uma proposta interessante
para resolve esse impasse, seria a criação de comissões dentro das escolas,
onde os professores teriam uma maior representatividade e o professor que
presidisse essas comissões, levariam ao sindicato e aos órgãos competentes, as
propostas sugeridas pelos principais interessados na situação, os próprios
educadores.
Resolvendo os impasses
citados, o profissional vai se sentir mais seguro em construir uma carreira na
educação, pois nessa área, ele vai encontrar garantias financeiras e o
incentivo das escolas, que estarão interessadas em ter no seu corpo docente
sempre os melhores profissionais do mercado.
1. Referências
·
Gatti, B. e Barreto, E. S. de S. “Professores
no Brasil: Impasses e Desafios”. Brasília: Unesco, 2009. (1º Capitulo)
·
Veiga, Ilma P. A. Desmistificando a
Profissionalização do Magistério. Ed: Papiros, 1999. (4º Capitulo)
Produzido por: Rafaela Gomes e Vanderson Silva
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