domingo, 16 de dezembro de 2012

Carreira Profissional dos Professores (Impasses e Desafios)


A profissão docente é uma das atividades mais importantes de uma sociedade, uma vez que o ensino escolar é uma forma de socialização, além de ser um dos meios para se entender as diversas mudanças ocorridas na sociedade mundial. Apesar, dessa real importância, a prática docente encontra alguns impasses, como por exemplo: a formação do professor, a profissionalização e a questão da carreira; desafios que terminam dificultando a realização do ensino com mais qualidade.
A implantação da tecnologia dentro das escolas tem exigido dos professores uma formação prolongada e de alto nível. Com essa nova exigência de mercado alguns educadores, principalmente aqueles que possuem apenas o magistério, têm buscado, cada vez mais, fazer uma reciclagem na sua prática pedagógica, seja por meio de cursos ou de eventos oferecidos pela própria escola em que trabalham. Cabe aqui a sugestão para que essas escolas façam convênios com faculdades, visando facilitar o acesso de todo seu quadro docente nesses cursos.
Existem ainda, educadores que resistem a essa nova mudança, mais versátil e autônoma, na arte de educar.  Essa resistência geralmente ocorre entre os professores que possuem anos exercendo a profissão e por esta razão acreditam que os métodos tradicionais ainda são mais eficazes para ensinar.
Por existir esse impasse a respeito da formação profissional, surgi uma proposta de se realizar um encontro anual com todos os professores interessados no assunto, com o intuito de trocar experiências sobre a questão, contribuindo tanto para o desenvolvimento profissional quanto para a melhoria da educação.
A profissionalização da classe dos professores é um processo de luta constante, pois ainda hoje, eles não possuem o reconhecimento nem o retorno que merecem.
Essa profissionalização se faz necessária, para evitar o professorado, situação que tem colocado os professores como responsáveis pelas mazelas educacionais. Essa conquista vai trazer para os docentes uma melhor remuneração e benefícios, como: passarão a ter uma autonomia pedagógica, melhor organização da carga horária, um plano de saúde, entre outros.
Uma proposta interessante para resolve esse impasse, seria a criação de comissões dentro das escolas, onde os professores teriam uma maior representatividade e o professor que presidisse essas comissões, levariam ao sindicato e aos órgãos competentes, as propostas sugeridas pelos principais interessados na situação, os próprios educadores.
Resolvendo os impasses citados, o profissional vai se sentir mais seguro em construir uma carreira na educação, pois nessa área, ele vai encontrar garantias financeiras e o incentivo das escolas, que estarão interessadas em ter no seu corpo docente sempre os melhores profissionais do mercado.

1.    Referências

·         Gatti, B. e Barreto, E. S. de S. “Professores no Brasil: Impasses e Desafios”. Brasília: Unesco, 2009. (1º Capitulo)
·         Veiga, Ilma P. A. Desmistificando a Profissionalização do Magistério. Ed: Papiros, 1999. (4º Capitulo)


Produzido por: Rafaela Gomes e Vanderson Silva


Nenhum comentário:

Postar um comentário