Era uma vez em um mundo muito, muito distante
um menino travesso chamado Letramento. Em uma de suas travessuras acabou
tropeçando e batendo a cabeça, esquecendo-se de quem era e onde estava.
<<
música que inicie a história>>
(Letramento
acorda)
Letramento – Ai, ai, ai! Bati minha cabeça. (ele olha o local) Onde estou??
(Alfabetização
aparece caminhando e Letramento chama e pergunta)
Letramento – Ei amigo! Pode me dizer onde estou?
Alfabetização – Você está no mundo de aquisição da linguagem, é
claro!
Letramento – Nossa! Mundo de aquisição da linguagem? Não me lembro de nada.
Alfabetização – Qual é o seu nome?
Letramento – Me chamo Letramento. Acho que é a única coisa que lembro.
Alfabetização - Que pena! Mas agora tenho que ir, tchau!
Letramento – Ei! Espere, não vá...
(Alfabetização
continua sua caminhada e letramento fica sem sabe aonde ir, por coincidência
acaba encontrando Pedagoga que voltava de sua reunião.)
Pedagoga - Letramento o que faz aqui? Não era pra nos encontrarmos com a
Escola?
Letramento – Escola? Quem é você?
Pedagoga – Eu sou a Pedagoga e nos unirmos para ensinar aos alunos as práticas
de letramento. Você não lembra? Discutimos isso já algum tempo.
Letramento – Hum... Não consigo me recordar disto. Será que você pode me ajudar?
Pedagoga – Claro! Você é um processo de aprendizagem social e histórica da
leitura e da escrita em contextos informais e para usos utilitários.
Letramento – Certo! Mas, o que é mesmo que discutimos?
Pedagoga – Ora! Sobre os nossos estudos que têm como objeto de conhecimento os
aspectos e os impactos sociais do uso da língua escrita e distinguir suas
múltiplas práticas da prática de Alfabetização.
Letramento – Certo! Mas quem é mais importante, eu ou Alfabetização?
Pedagoga – Vocês dois são importantes, mas a prática de Alfabetização está
apenas ligada ao ato de ler e escrever.
(Pedagoga
olha pro relógio e percebe como está atrasado)
Pedagoga – Nossa estou atrasado, preciso encontrar a Escola. É sempre bom falar
com você Letramento. Tchau!
Letramento - Posso ir com você?
Pedagoga - Claro, venha comigo!
(Eles
estão seguem o caminho para encontrar uma grande amiga da Pedagoga, a Escola)
<>
Pedagoga – Escola lembra-se do Letramento?
Escola – Lembro sim Pedagoga. Por sinal estávamos bem preocupados com ele,
por não termos um currículo que trabalhe adequadamente as práticas sociais
advindas do letramento, ficamos sem saber onde ele estaria.
Pedagoga – Como podemos resolver esse problema?
Escola – Sabe aquela reunião que fizemos? Foi para discutirmos como podemos
trabalhar melhor com os Gêneros para facilitar o convívio do Letramento aqui
entre nós, para que o individuo saiba qual Gênero utilizar numa situação
comunicativa.
(Nesse
momento o Gênero aparece)
Escola- Aqui está o Gênero! Gênero nos explique como você pode nos ajudar a
desenvolver atividades que trabalhem práticas do Letramento.
Gênero
– Para facilitar o entendimento de vez, vou apresentar alguns dos meus filhos.
(Gênero
apresenta seus filhos – resenha, resumo, e-mail - e como utilizá-los nas
práticas sociais)
Letramento- Ahh! Estou lembrando tudo agora. A Alfabetização me completa.
(Alfabetização
entra e se une ao Letramento. Eles se abraçam e a história é finalizada – o
menino na sala de aula acorda)
<>
Professor – E você Joãozinho, o que me diz sobre o letramento?
Joãozinho – Professor, eu descobrir que o letramento aproxima a escola das
práticas sociais, ampliando as possibilidades de se trabalhar com o nosso
contexto.
Referências
KLEIMAN, Ângela. Letramento e suas implicações para
o ensino de língua materna. Signo, v.32, n.53, p. 1-25, dez. 2007, Santa Cruz
do Sul.
MARCUSCHI, Luiz Antônio. Da fala para a escrita:
atividades de retextualização. São Paulo: Cortez, 2007
SOARES, Magda. Letramento em verbete: o que é
letramento? In:__________. Letramento; um tema em três gêneros. Belo Horizonte:
Autêntica, 2001
Produzido por: Alessandra Silva, Bianca Nogueira, Camila Sotero, Danilo Silva, Fernada Natalhia, Jéssica Amorim, Vanderson Silva, Viviane Araújo
Nenhum comentário:
Postar um comentário