domingo, 16 de dezembro de 2012

O despertar do Letramento


Era uma vez em um mundo muito, muito distante um menino travesso chamado Letramento. Em uma de suas travessuras acabou tropeçando e batendo a cabeça, esquecendo-se de quem era e onde estava.

<< música que inicie a história>>
(Letramento acorda)

Letramento – Ai, ai, ai! Bati minha cabeça. (ele olha o local) Onde estou??

(Alfabetização aparece caminhando e Letramento chama e pergunta)

Letramento – Ei amigo! Pode me dizer onde estou?
Alfabetização – Você está no mundo de aquisição da linguagem, é claro!
Letramento – Nossa! Mundo de aquisição da linguagem? Não me lembro de nada.
Alfabetização – Qual é o seu nome?
Letramento – Me chamo Letramento. Acho que é a única coisa que lembro.
Alfabetização - Que pena! Mas agora tenho que ir, tchau!
Letramento – Ei! Espere, não vá...

(Alfabetização continua sua caminhada e letramento fica sem sabe aonde ir, por coincidência acaba encontrando Pedagoga que voltava de sua reunião.)

Pedagoga - Letramento o que faz aqui? Não era pra nos encontrarmos com a Escola?
Letramento – Escola? Quem é você?
Pedagoga – Eu sou a Pedagoga e nos unirmos para ensinar aos alunos as práticas de letramento. Você não lembra? Discutimos isso já algum tempo.
Letramento – Hum... Não consigo me recordar disto. Será que você pode me ajudar?
Pedagoga – Claro! Você é um processo de aprendizagem social e histórica da leitura e da escrita em contextos informais e para usos utilitários.
Letramento – Certo! Mas, o que é mesmo que discutimos?
Pedagoga – Ora! Sobre os nossos estudos que têm como objeto de conhecimento os aspectos e os impactos sociais do uso da língua escrita e distinguir suas múltiplas práticas da prática de Alfabetização.
Letramento – Certo! Mas quem é mais importante, eu ou Alfabetização?
Pedagoga – Vocês dois são importantes, mas a prática de Alfabetização está apenas ligada ao ato de ler e escrever.

(Pedagoga olha pro relógio e percebe como está atrasado)

Pedagoga – Nossa estou atrasado, preciso encontrar a Escola. É sempre bom falar com você Letramento. Tchau!
Letramento - Posso ir com você?
Pedagoga - Claro, venha comigo!

(Eles estão seguem o caminho para encontrar uma grande amiga da Pedagoga, a Escola)
<>

Pedagoga – Escola lembra-se do Letramento?
Escola – Lembro sim Pedagoga. Por sinal estávamos bem preocupados com ele, por não termos um currículo que trabalhe adequadamente as práticas sociais advindas do letramento, ficamos sem saber onde ele estaria.
Pedagoga – Como podemos resolver esse problema?
Escola – Sabe aquela reunião que fizemos? Foi para discutirmos como podemos trabalhar melhor com os Gêneros para facilitar o convívio do Letramento aqui entre nós, para que o individuo saiba qual Gênero utilizar numa situação comunicativa.

(Nesse momento o Gênero aparece)

Escola- Aqui está o Gênero! Gênero nos explique como você pode nos ajudar a desenvolver atividades que trabalhem práticas do Letramento.
Gênero – Para facilitar o entendimento de vez, vou apresentar alguns dos meus filhos.

(Gênero apresenta seus filhos – resenha, resumo, e-mail - e como utilizá-los nas práticas sociais)

Letramento- Ahh! Estou lembrando tudo agora. A Alfabetização me completa.

(Alfabetização entra e se une ao Letramento. Eles se abraçam e a história é finalizada – o menino na sala de aula acorda)
<>

Professor – E você Joãozinho, o que me diz sobre o letramento?
Joãozinho – Professor, eu descobrir que o letramento aproxima a escola das práticas sociais, ampliando as possibilidades de se trabalhar com o nosso contexto. 


Referências

KLEIMAN, Ângela. Letramento e suas implicações para o ensino de língua materna. Signo, v.32, n.53, p. 1-25, dez. 2007, Santa Cruz do Sul.

MARCUSCHI, Luiz Antônio. Da fala para a escrita: atividades de retextualização. São Paulo: Cortez, 2007

SOARES, Magda. Letramento em verbete: o que é letramento? In:__________. Letramento; um tema em três gêneros. Belo Horizonte: Autêntica, 2001 

Produzido por: Alessandra Silva, Bianca Nogueira, Camila Sotero, Danilo Silva, Fernada Natalhia, Jéssica Amorim, Vanderson Silva, Viviane Araújo

Nenhum comentário:

Postar um comentário