DESCRIÇÃO
Segundo aspectos contidos nos PCNs (2001), na infância, os alunos podem
verificar que, sob orientação de um adulto, são capazes de cuidar da sua
higiene. Ressalta-se ainda que, é na infância que se dá inicio a tomada de
consciência acerca do esquema geral do corpo. Neste contexto, com embasamento
nos conteúdos de ciências naturais contidos nos PCNs, pretende-se trabalhar
aspectos que envolvem a formação a cerca da higiene pessoal em crianças da
educação infantil.
PÚBLICO ALVO
Crianças do ensino infantil: faixa etária de 05 á 06
anos.
CARGA HORÁRIA
04 Horas aula
OBJETIVO GERAL
- Explanar a importância do cuidado,
incentivando as crianças a adquirirem bons hábitos de higiene na
alimentação.
OBJETIVOS EDUCACIONAIS
·
Demonstrar a
importância da saúde, utilizando os cuidados com o corpo e com a higiene;
·
Identificar as atitudes
de higiene pessoal que contribuem para uma vida saudável;
·
Mostrar as
conseqüências de quando não adquirimos bons hábitos higiênicos;
·
Sensibilizar os alunos
sobre a importância da higiene, conscientizando-os sobre práticas de higiene do dia a dia.
MATERIAIS/RECURSOS
·
Bonecos de fantoche;
·
Vídeo musical “Lavar as mãos” de Arnaldo
Antunes;
·
Projetor;
·
Atividade avaliativa.
METODOLOGIA
·
Boas vindas, proposta da oficina;
·
Inicia com uma apresentação teatral de
fantoches, tratando a questão da higiene das mãos e dos alimentos;
·
Após finalizar a apresentação teatral, passar
o vídeo musical de Arnaldo Antunes, Lavar as mãos.
·
Para encerrar a oficina, distribuir atividade
de avaliação, com o intuito de perceber o que as crianças aprenderam com a
apresentação teatral.
AVALIAÇÃO
·
As crianças serão avaliadas a partir da
produção de uma atividade diagnóstica do que entenderam sobre o cuidado de
lavar as mãos e os alimentos.
CONTEÚDO
·
Corpo Humano
·
Higiene
REFERÊNCIAS
ANTUNES,
Arnaldo. Lavar as Mãos. Disponível em: http://www.vagalume.com.br/arnaldo-antunes/lavar-as-maos.html.
Acesso em: 09 de janeiro de 2012.
BRASIL.
Ministério da Educação e do Desporto Secretaria de Educação Fundamental. . Referencial curricular nacional
para a educação infantil: introdução. Brasília,
DF: MEC/SEF, 1998. 3 v.
Produzido por: Alessandra Silva, Bianca Nogueira, Iuri Gomes, Luiza Alves, Tamires Silva, Vanderson Silva
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