domingo, 16 de dezembro de 2012

Reflexão sobre o curso: Seminários Temáticos de Educação I – Artes Visuais


A disciplina Seminários Temáticos de Educação I: Artes Visuais ministrada pelo professor Waldemar Nobre abordou como tema principal a questão do ver e olhar; e paralelo a essa discussão trouxe temas como dança, cinema, designer, fotografia e teatro.
A matéria foi importante para mim, pois além de me auxiliar na construção de um olhar mais analítico sobre as coisas, permitiu que eu mudasse minha concepção sobre a arte, ou seja, hoje vejo as manifestações artísticas como algo que vai além de um entretenimento, algo que passa pela maneira que o artista vê o mundo e se prolonga na reflexão do meu ver sobre a vida.
Ainda me atendo as aulas de uma maneira geral, levanto um ponto negativo e um ponto positivo em relação à maneira como o curso foi conduzido. A questão negativa foi a falta de alguma atividade prática, como por exemplo, uma visita a uma instituição cultural (teatro, museu, cinema, entre outros.). A parte positiva se fez pela liberdade que tivemos para desenvolver nossos seminários, ficando livres para expormos nossa visão sobre o assunto.
O tema que norteou o curso foi a diferença entre o ver e o olhar. O ver está mais implicado com o sentido físico da visão, enquanto que o olhar é algo mais filosófico, é a reflexão do ver, é o pensar sobre o que está oculto.
A pessoa que somente vê para na superficialidade, dessa forma ela não desenvolve uma visão crítica. Já a pessoa que olha se entrega ao momento, dedica tempo, tem seus sentimentos mexidos, se livra de uma idéia pré-estabelecida almejando uma nova idéia; quem olha se abre para as possibilidades que a vida oferece.
A questão, do ver e olhar, foram abordados dentro das artes visuais, em especial no designer e na dança. E essa temática nos foi apresentada por conferencistas convidados.
Na intervenção, “Artes Visuais e o Design na construção do ponto de vista e o olhar sobre o mundo”, apresentada por Rodrigo, nos foi passado duas ideias principais. A primeira dizia respeito à visão estética, que tem sua importância, graças ao fato, desta atingir os diversos sentimentos e mexer com os sentidos das pessoas. Já a segunda idéia está associada à construção do ponto de vista, que se faz através de tudo que absorvemos da nossa visão de mundo.
Agnaldo, em sua intervenção, “A arte visual e a dança”, trouxe a visão de Enst Fischer sobre a necessidade da arte afirmando que, - a função da arte é refundir o homem, torná-lo de novo são-, e apresentou a relação da arte visual e a dança.
Nessa conferência, sobre a dança, podemos ver que por trás dos movimentos dos dançarinos e do cenário do espetáculo existe toda uma linguagem corporal e visual que o artista usa para expor sua inquietação perante o mundo. Além disso, vimos que nem sempre o público vai fazer a mesma leitura da obra.
Após as conferências, as equipes montaram seus trabalhos sobre Ver x Olhar. Nas apresentações vimos às variadas formas de visão que as pessoas possuem sobre o mesmo assunto, deixando claro, a urgência de se refletir sobre tudo que se observa, pois é por meio dessa reflexão que irão surgir novos caminhos para se trabalhar uma idéia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário