domingo, 1 de dezembro de 2013

Discurso de Formatura - Turma 2009.1 (Oradora Bianca Nogueira)

Boa noite a todos!

Inicialmente, gostaria de agradecer em nome da turma a presença da professora Carla Liane (ou seu representante) representando a direção do departamento de educação, a presença do nosso Patrono o professor Walter Garrido, aos demais professores, pais, amigos, homenageados e funcionários. Agradeço, especialmente as minhas colegas formandas, pela confiança em mim depositada, na escolha para proferir algumas palavras, neste dia tão importante para todas nós. 
Era uma vez... sete garotas que tinham um sonho: entrar em uma Universidade Pública. Esse sonho foi alcançado em 2009.1. Algumas delas já tinham a convicção de tornarem-se pedagogas, outras, porém, se descobriram no decorrer do curso.
Neste lugar tudo era muito novo. E não puderam evitar a mistura de sentimentos e emoções: o medo do desconhecido, as expectativas, as descobertas, as frustações...
Nesse novo mundo, o tempo era dividido em semestres, que trouxeram os primeiros trabalhos acadêmicos. Quem não se lembra do nosso Anteprojeto de Pesquisa? Onde todas se entreolhavam e perguntavam: - O que é isso? Como faremos? E as aulas de filosofia com seus questionamentos sobre a vida... “A Natureza não é natural; A cadeira é cadeira ou é uma ideia de cadeira?” E os inúmeros fichamentos dos textos sobre Sócrates, Platão e o nosso “amado” filósofo Nietzsche.
Nessa nossa jornada por esse novo mundo, encontramos mestres fantásticos que nos tranquilizaram dando apoio e permitindo que desenvolvêssemos nossa criatividade. Foi aqui que fizemos nossos melhores seminários. Quem não se lembra das apresentações com nosso Michel Douglas, oh quero dizer Vicente.  E o que dizer das nossas apresentações de Arte e Educação? Tivemos até a entrega do oscar, com direito a tapete vermelho e tudo!!!
Como não lembrar das aulas e dos seminários de Ludicidade com o mestre Walter Garrido, que através dos autores Kishimoto, Bettelhein e Abramovich nos trouxeram as concepções do imaginário, da fantasia e do lúdico. Que além de revelar verdadeiros artistas, como Eliane e Jéssica Star, ainda foram tão importantes para a nossa formação e determinantes para a escolha do nosso tema de formatura?
E o que dizer da disciplina Estágio Supervisionado? No qual tivemos o privilégio de contar com o apoio, a dedicação e a competência da nossa professora Ana Lago, que com suas orientações norteou a construção do nosso trabalho nas escolas tornando essa experiência significativa para a nossa formação.
Ao longo dessa caminhada perdemos alguns amigos, uns desistiram, outros se foram, e aos que permaneceram, os laços foram fortalecidos. As alianças surgiram e com elas foram formadas “as panelinhas”. Mas apesar disso, essa turma tinha um diferencial, mesmo com os grupos, nunca deixamos de ser unidos e acolhedores. Não é mesmo Lariza, Ester, Célia, Samanta!? E quem não se lembra das nossas festinhas ao longo de cada semestre e dos amigos secreto no final deles? E as discussões e compartilhamentos de ideias e opiniões, ahh foram tantas... E podemos destacar ainda, o espirito questionador da nossa turma, no qual tudo era motivo para debate, discussões, opiniões... o que favoreceu a formação de representantes para o Diretório Acadêmico de Pedagogia, a exemplo, do nosso amigo Vanderson Silva.
Para finalizar, é importante ressaltar que essa vivência na Universidade não foi fácil, o que nos proporcionou, além de uma formação acadêmica, que nos permitiu ter um novo posicionamento na sociedade, uma formação humana. De fato, não se pode negar que amadurecemos ao longo dessa trajetória, e hoje temos mais confiança em trilharmos novos caminhos, enxergando o mundo com outros olhos.


E agora uma nova história se inicia... Muito obrigada!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário