terça-feira, 29 de maio de 2012

Um Brinde A Companheira Carla Liane




Os últimos dias foram de muito trabalho, ao lado de grandes companheiros ...... Entre os companheiros que estiveram discutindo e pensando o que queremos para a nossa universidade e o nosso Departamento de Educação, estava a companheira Carla Liane, que em nenhum momento fraquejou no que se propos a fazer e se mostrou aberta ao dialogo e as criticas. Por isso e muito mais, amanhã, mais uma vez, estarei com ela, dando meu voto e construindo uma gestão que só tem a ser vitoriosa. Eu acredito no projeto, eu acredito em sua capacidade, eu confio na força mobilizadora que nós (estudantes) temos, e acredito também, que estamos em um caminho para tornamos nossa Universidade uma referencia nacional, e não temos mais como voltar atrás no que começamos. Carla Liane Direção Do DEDCI, pois nossa hora é agora, e não podemos mais esperar.

segunda-feira, 21 de maio de 2012

Campanha Eleição Departamental - Carla Liane




Se um dia vocês tiveram um sonho,
se vocês lutam para torná-lo realidade...
Dia 30/05, vote Carla Liane,
pois, fazer o novo é possível
fazer o novo, começa agora.

sexta-feira, 11 de maio de 2012

Assistência Estudantil de verdade e Restaurante Universitário para quê?


A Assistência Estudantil é uma politica que visa apoiar a permanência de estudantes de baixa renda matriculados em cursos de graduação das instituições de ensino superior. O objetivo é viabilizar a igualdade de oportunidades entre todos os estudantes e contribuir para a melhoria do desempenho acadêmico, a partir de medidas que buscam combater situações de repetência e evasão. Para isso o Estado deve oferecer assistência à moradia estudantil, alimentação, transporte, à saúde, inclusão digital, cultura, esporte, creche e apoio pedagógico.

Nas Universidades Estaduais, diante do processo de interiorização do ensino superior, e com os programas de reservas de vagas, urge das demandas que as instituições de ensino, desenvolvam políticas e programas mais consistentes e condizentes com as necessidades de permanência e acesso dos estudantes.

Não é suficiente que a universidade seja pública, gratuita e de qualidade. É essencial garantir as condições plenas ao estudo e ao sucesso, pois esse direito (ao estudo) não se restringe ao acesso a universidade, mas é completo quando associado a permanência. Ações contundentes existem para reduzir as taxas de reprovação, retenção e de evasão.

Aqui na UNEB, como em todo Estado da Bahia, as políticas de assistência estudantil são quase inexistentes. Apesar da ampliação dos recursos, a despeito dos governos anteriores, o governo Wagner tem se mostrado negligente com o compromisso firmado por uma rubrica específica para Assistência Estudantil (em 2007, no Seminário de Assistência Estudantil).

Em 2010, Centros e Diretórios Acadêmicos, DCE, UEB e UNE lançaram no Campus I a campanha pela construção imediata de restaurantes universitários. O plano imediato acordado com a PRAES e a Reitoria é a construção nos Campi de Salvador, Barreiras, Alagoinhas e Juazeiro com políticas alternativas de alimentação para outros Campi. Houve inúmeras reuniões e promessas sem garantias, mas não se alcançou nada concreto. Por tudo isso o Movimento Estudantil do Campus I deverá retomar as mobilizações e radicalizar na luta pela construção imediata do restaurante universitário e intensificação das lutas pela Assistência Estudantil de verdade.

o   Coordenação Estudantil do Campus I – UNEB
o   Diretório Acadêmico de Pedagogia – Campus I
o   Centro Acadêmico de Administração – Campus I
o   Núcleo UJS UNEB
o   UNE – União Nacional dos Estudantes/
o   UEB – União dos Estudantes da Bahia

terça-feira, 1 de maio de 2012

Algo sobre as amizades

A beleza da luz, a paz de um olhar, 
um sorriso para à todos encantar.
Um anjo sem asas que chegou para ajudar,
à aqueles que vive a necessitar.
Anjo que nasceu para brilhar e,
na vida de todos, pra sempre irá ficar.