quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Algo sobre a Gestão Participativa


A gestão participativa se iniciou a partir de um modelo de gestão nas empresas, no âmbito brasileiro, pós-governo militar, que foi estendida para a gestão escolar dentro dos princípios democráticos.
Entendemos a gestão participativa como algo que envolve os sujeitos nas ações desenvolvidas nas instituições de ensino. Para isso, o gestor deve delegar as atividades saindo de uma visão centralizadora para a descentralizada, sendo esse um movimento que exige a liderança de um sujeito que exerce papeis diferentes nas diversas circunstâncias. 
Nesse contexto, o gestor escolar, assume a função de líder e também o de motivar sua equipe a trazer ideias e sugestões para a escola. Para tal, é necessário que ele crie espaços que possibilitem essa troca. Além disso, a gestão participativa tem como principio a democratização de ideias para a construção de soluções conjuntas e atitudes praticadas de forma colaborativa.

E assim, a gestão escolar denuncia uma situação em que as pessoas ainda não estão envolvidas no processo, pois em muitos casos ela não é realmente democrática, sendo que alguns gestores são escolhidos ou indicados.

Elaborado por: Lygia Fuentes, Maria Moreira, Patrícia Miranda, Roberto Lordeiro, Vanderson Silva.